top of page

Vieux Farka Touré

ML

Vieux Farka Touré nasceu em Niafunké, no Mali, em 1981. Filho do falecido, amado e lendário guitarrista maliano Ali Farka Touré, Vieux tornou-se um dos guitarristas mais célebres do mundo. 


Inicialmente baterista e tocador de cabaça no Institut National des Arts do Mali, Vieux começou a tocar guitarra secretamente em 2001. Na década e meia que se seguiu, Vieux fez digressões por todo o mundo e gravou numerosos álbuns com grande sucesso. 


Em junho de 2022, Touré lançou o seu sexto álbum a solo, Les Racines, pela World Circuit Records. Les Racines significa “as raízes”, uma alusão ao regresso do álbum às raízes do blues do deserto do pai de Touré. O álbum foi gravado no estúdio caseiro de Touré em Bamako e conta com a participação de vários músicos do Mali, como Amadou Bagayoko de Amadou & Mariam, Mamadou Sidiki Diabaté e Madou Traore.


Em setembro de 2022, Vieux colaborou com Khruangbin para lançar um álbum de reinterpretações de algumas das canções do seu pai, intitulado Ali.

 

PRESS

“A deslumbrante destreza de Vieux na guitarra valeu-lhe o apelido de “o Hendrix do Sara”. Samba é um conjunto abrangente que inclui o groove profundo do reggae de “Ouaga” e a complexidade mais flamenca de “Samba Si Kaire”, uma canção graciosa sobre os pais do guitarrista ... As canções de tributo griot estendem-se da família próxima à sua família cultural alargada, especificamente colegas músicos perseguidos por invasores jihadistas no norte do Mali, o seu sofrimento reconhecido na nevasca de guitarra que ilumina “Homafu Wawa”.”

✭✭✭✭  The Independent


“Vieux Farka Touré leva-nos ao coração sagrado do rock n roll.”

The Arts Desk


“Esta é a alma devocional e terrena do Mali, canalizada através de uma guitarra eléctrica de seis cordas.”

Cocktail Monolith


“De álbum em álbum, Vieux Farka Touré é um dos guitarristas e músicos mais respeitados do mundo. Cada um dos seus projectos é elogiado tanto pela crítica como pelo público. Esta nova obra, um disco híbrido e inventivo gravado em estúdio e em frente a um público, confirma a extensão do seu talento.”

ICI Musique, CBC

bottom of page