Totó La Momposina

  • Spotify - Black Circle

COL

A magnífica cantora e bailarina Totó La Momposina, ganhou respeito e admiração em todo o mundo pelo poder e espontaneidade das suas performances ao vivo. Com base na música e na dança do Caribe colombiano, o seu trabalho é inspirado por uma rica mistura cultural que combina elementos de tradições africanas, indianas e espanholas. 

Carismática e popular no cenário da chamada música do mundo, ela é para a cumbia colombiana o mesmo que Celia Cruz (1925-2003) representou para a salsa cubana ou que Cesária Évora (1941-2011) significou para as mornas cabo-verdianas. 

Sonia Bazanta Vides mais conhecida por Totó la Momposina nasceu numa família de músicos  de várias gerações, numa ilha ao norte do país, chamada Santa Cruz de Mompox, de onde lhe vem a alcunha. Seu pai era um humilde sapateiro, e sua mãe iniciou-a nos ritmos indígenas.


Formada em História da Arte e da Música pela Sorbonne, começou em França sua carreira musical, sendo mais conhecida no estrangeiro que no seu próprio país. Da imprensa e dos admiradores recebeu a alcunha de "A Diva Descalça" - por jamais usar sapatos no palco.
Em 2003 produziu, nos estúdios do cantor norte-americano Peter Gabriel, um álbum chamado La Candela Viva, que foi indicado para o Grammy.

Na sua longa carreira recebeu inúmeros prémios, nomeadamente o Prémio WOMEX Lifetime Achievement Award em 2006, o Grammy latino de lifetime Achievement Award (2013) e o Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres do governo francês em 2016.


Totó la Momposina retorna à turnê internacional em 2017 com um novo espectáculo de música, voz e dança. Uma experiência incrível que reflecte a alma de uma artista imponente.

PRESS

“She’s got the magic and she knows how to use it, percolating her percussion-centered ensemble into a froth that thickens time into an eternal ecstatic present”

The Beat
 
“A small human thunderstorm … with galvanising voice.”

Froots
 
“A majestic, powerful and versatile singer.”

The Guardian