Sonido Gallo Negro

  • Bandcamp - Black Circle

MEX

Apesar de serem mexicanos – de Aragon, Cidade do México –, os Sonido Gallo Negro são um grupo de nobres aventureiros que têm como missão trazer a chicha para as sonoridades actuais, embora mantendo intactas as suas bases estéticas.

Com três álbuns editados até à data – "Cumbia Salvaje" (2011), "Sendero Místico" (2013) e "Ecos de Otro Mundo" (2016), este grupo instrumental de nove elementos formou-se em 2010, partilhando músicos com outras três bandas: o grupo de western spaghetti Twin Tones, a banda garage-punk Telekrimen e a banda de surf-rock Los Calambres. A banda integra também como membro de pleno direito Dr. Alderete, ilustrador que é o responsável pelo trabalho gráfico do grupo e que, nos concertos, ilustra em tempo real a música dos Sonido Gallo Negro. 

Inspirados na chicha mas também no Porro, no Mambo e no Boogallo, na música de Ennio Morricone, em velhas lendas de “brujeria” e na ficção científica vintage, Sonido Gallo Negro é uma proposta de raridade exótica que gosta de vestir a sua música com ares esotéricos que alteram a percepção e nos dão força para dançar até à exaustão.

 

PRESS


“THE ELEGANT arrangements and superb musicianship on this third offering from the Mexican octet somehow fail to make the title quite as cosmic as promised.”

in Morning Star 

“If David Byrne were to select a quirky Mexican group to showcase on his Luaka Bop label, then Sonido Gallo Negro (...) would surely be prime candidates and Berlin-based label Glitterbeat have beaten them to it.”

Tim Stenhouse in UK Vibe