Los Wembler’s de Iquitos 

  • SoundCloud - Black Circle

PE

Pioneiros da cumbia amazónica peruana, a lendária banda conta com 52 anos de existência na maior cidade da Amazónia peruana, Iquitos. Depois de uma longa pausa, a banda regressa agora com o seu mais recente trabalho “Vision de Ayahuasca”.

Iquitos é a maior cidade isolada do mundo. Possui quinhentos mil habitantes, mas sua estrada mais próxima fica a seis dias de barco. Apesar de seu isolamento geográfico, Iquitos sempre esteve aberto ao mundo exterior e foi ali que em 1968 um certo Solomon Sanchez decidiu formar uma banda que tocaria uma versão elétrica da música popular na Amazônia na época - pandilla, carimbó e, claro, cumbia. Salomão recrutou seus cinco filhos e nomeou a banda de Los Wembler’s. Pioneiros da cumbia da Amazónia, ou a famosa cumbia psicadélica, como ficou conhecida, desempenharam também um papel essencial no lançamento da explosão de Chicha da década de 1970, e são autores dos clássicos “Sonido Amazonico” e “La danza del Petrolero.

Em 2017, a banda lançou sua primeira nova gravação desde o início dos anos 80 (Ikaro del Amor, Barbès Records) e circulou em tour pelos EUA, México e Europa. Colaborações com artistas como Eblis Alvarez, da Meridian Brothers, ou Dengue Dengue Dengue trouxeram-lhes uma nova visibilidade que lhes permite seguir os seus instintos experimentais. O som do grupo está mais vibrante do que nunca. 


Este não é um acto de nostalgia que lucra com um interesse recente sobre a sua história, mas sim um grupo de vanguarda que finalmente encontrou uma audiência mundial que entende a sua música.
 


PRESS

“An Improbable, Magic Comeback Album From Psychedelic Cumbia Legends Los Wembler’s
This family band of six guys from an isolated Amazonian oil boomtown, most of them in their sixties and seventies, played a wildly vigorous recent show that kept a mix of sweaty kids and curious oldsters on their feet for the better part of three hours.” 
In New York Music Daily


Fascinating look at how psychedelic cumbias are just as diverse as American psychedelic rock. Without blinking an eye, the band made their way expertly through a couple of bright, cheery vamps that more than hinted at Veracruz folk tunes, eventually hit a brooding, Cuban-flavored number, made cumbia out of a stately, dramatic tango anthem, sped up, slowed down and took a couple of frantically pulsing detours toward merengue.