top of page

Liniker

  • Instagram - Black Circle

BRA

Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, a cantora e compositora Liniker flerta com a arte desde pequena. Ela via a sua mãe e tios em rodas de samba rock, algo que se tornou uma semente que viria a germinar adiante. Estudou na Escola Livre de Teatro, em Santo André, local responsável por despertar nela muitas das suas camadas artísticas. 

 

Liniker ficou conhecida ao disponibilizar na internet o EP Cru (2015), lançado sob a alcunha de Liniker e os Caramelows. De lá pra cá, ela rodou o país e o mundo com turnês, lançou os discos Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019) – indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. Ela ainda viveu a protagonista Cassandra, na série “Manhãs de Setembro” (2021), da Prime Video. A atuação resultou com Liniker sendo escolhida pela revista Glamour como game changer na categoria atriz do prêmio Geração Glamour. 

 

No mesmo ano, a cantora lançou seu primeiro disco-solo, Indigo Borboleta Anil, que tem participações de Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, ​​Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz. O álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino 2022 e levou o prêmio de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, tornando Liniker a brasileira com mais indicações ao prêmio naquele ano e a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy Latino. 

 

Liniker lançou recentemente seu novo álbum, CAJU, co-produzido ao lado de Fejuca e Gustavo Ruiz, mesma trinca que assina a produção musical de Indigo Borboleta Anil. CAJU entrega relatos extremamente pessoais apoiados em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. O disco conta com participações especiais de Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e mais convidados. 


O efeito de CAJU é irreversível. Apenas dez dias após seu lançamento, o segundo álbum-solo de Liniker já se consagrou como um dos maiores frutos de sua carreira, somando mais de 160 milhões de plays em todas as plataformas de streaming (foram 6 milhões só nas primeiras 24 horas!) e ocupou a sexta posição dos dez álbuns mais ouvidos na lista global do Spotify. Treze das 14 canções do disco emplacaram na lista de Top 100 da Apple Music Brasil e tanto o álbum, quanto a canção homónima chegaram ao Top 1 do iTunes Brasil em apenas três dias pós lançamento.

bottom of page