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Kronos Quartet

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Kronos Quartet é uma das mais premiadas e importantes formações na área da música contemporânea, Com uma composição tradicional de quarteto de cordas - dois violinos, uma viola de arco e um violoncelo - o Kronos Quartet tem explorado expressões muito distintas entre si, da música erudita de tradição europeia à música contemporânea, do jazz, da pop e do rock, à música tradicional, de diferentes áreas do globo. 


Com um reportório de luxo, distinguem-se como célula criativa da mais avançada música que se escreve no planeta. Nesse repertório, de largo espectro e fôlego (com mais de 60 discos editados), incluem-se peças sobre trabalho de artistas como Charles Mingus, Thelonious Monk, Jimi Hendrix, The Who’s, Sigur Rós, Carlos Paredes, entre tantas outras e tão distintas propostas. O Kronos Quartet de David Harrington, John Sherba, Hank Dutt e Sunny Yungin Yang, percorreu um longo caminho entre a mais avançada música erudita e a mais ancestral música do mundo, sempre com o mesmo rigor e espírito de aventura.

Na sua longa e extensa carreira de concertos, Kronos atuou ao vivo com Paul McCartney, David Bowie, Patti Smith, Allen Ginsberg, Jarvis Cocker, Zakir Hussain, Modern Jazz Quartet, Noam Chomsky, Rokia Traoré, Tom Waits, Rhiannon Giddens, Howard Zinn, Betty Carter, Van Dyke Parques, Caetano Veloso, kd lang, Amanda Palmer, Jherek Bischoff, The National, múm, e colaborou em gravações de artistas como Nine Inch Nails, Dan Zanes, Glenn Kotche, Dave Matthews Band, Angelique Kidjo e Dan Wilson. Na dança, os célebres coreógrafos Merce Cunningham, Paul Taylor, Twyla Tharp, Eiko & Koma e Paul Lightfoot e Sol León (Nederlands Dans Theatre) criaram peças com a música de Kronos. 

Em 2017 Kronos Quartet gravaram com o Trio Da Kali do Mali, “Ladilikan” um disco soberbo, considerado pela crítica como uma obra prima da música, e um dos melhores trabalhos da banda.

O seu mais recente álbum, "Landfall" (2018), foi feito em colaboração com Laurie Anderson, a partir da devastação do furacão Sandy, que atingiu Nova Iorque, em 2012. Um disco poderoso que mostra como a memória humana pode ser mais forte que a catástrofe.

 

 

PRESS

“Claro que toda a diversidade que o Kronos Quartet acolhe no seu reportório tem uma faceta que extrapola as meras escolhas artísticas. (...) Os músicos, acredita David Harrington, têm mais poder do que julgam. E têm o dever de “expandir imaginações, alargar os espectros das visões” que o público tem do mundo. Nos últimos 45 anos, o Kronos Quartet não tem feito outra coisa.”
Gonçalo Frota in Público

“É impressionante como recondicionam instantaneamente o ambiente da sala, como se o seu trabalho tratasse realmente de imagens. Ao longo dos temas executados, e também devido à electrónica surreal que sobrepõem aos instrumentos, imprimem um dramatismo cinemático na execução que subitamente lembra Hitchcock, sendo impossível presenciar a acutilância com que manejam os arcos sem que o espectador se recorde das facadas de “Psycho”.”
André Santos in JPN

“Kronos Quartet elevam a sua arte orquestral a níveis quase épicos, surgindo a voz dela (Laurie Anderson), sempre calorosa, mesmo quando é transformada digitalmente. (...) O resultado é uma longa odisseia — cerca de 70 minutos de sons e palavras — que resulta numa espécie de ritual circular, com subtis vínculos electrónicos guiados pelos teclados, filtros, samples, violino e voz de Laurie Anderson e pelos violinos e violoncelos dos Kronos Quartet, num contínuo sonoro com tanto de dramático quanto de encantador e apaziguador.”
Vitor Balenciano in Ipsilon

 

ENG

For 45 years, San Francisco’s Kronos Quartet – David Harrington (violin), John Sherba (violin), Hank Dutt (viola), and Sunny Yang (cello) – has pursued a singular artistic vision, combining a spirit of fearless exploration with a commitment to continually reimagine the string quartet experience. In the process, Kronos has become one of the most celebrated and influential groups of our time.

 

Kronos has collaborated regularly with performing artists from around the world such as Chinese pipa virtuoso Wu Man, performance artist Laurie Anderson, Azeri vocalist Alim Qasimov, legendary Bollywood “playback singer” Asha Bhosle, Inuit throat singer Tanya Tagaq, Iranian vocalist Mahsa Vahdat, and visual artist Trevor Paglen. Kronos has also performed and/or recorded with the likes of Paul McCartney, David Bowie, Patti Smith, Allen Ginsberg, Angélique Kidjo, Zakir Hussain, Tom Waits, k.d. lang, Van Dyke Parks, Caetano Veloso, and múm. 

 

Performing thousands of concerts worldwide, releasing more than 60 recordings of extraordinary breadth and creativity, collaborating with many of the world's most accomplished composers and performers, and commissioning more than 1,000 works and arrangements for string quartet, Kronos has received over 40 awards, including both the Polar Music and Avery Fisher Prize, two of the most prestigious awards given to musicians. 

 

In 2017 Kronos Quartet recorded with Mali's Trio Da Kali, "Ladilikan" a superb record, considered by critics as a masterpiece of music, and one of the best works of the band.

 

His most recent album, "Landfall" (2018), was a collaboration with Laurie Anderson from the devastation of Hurricane Sandy in New York in 2012. A powerful album that shows how human memory can be stronger than the catastrophe.


 

PRESS

 

Roots Magazine on Ladilikan (2017) album from Trio Da Kali & Kronos Quartet 

★★★★★

 

"The Kronos Quartet, by their very nature, have rarely been given to repeating themselves. The press on. (...)  Ladilikan is a match made in heaven. A visionary project." 

Ken Hunt in fRoots Magazine

 

“On Ladilikan Trio Da Kali and Kronos Quartet shatter boundaries of culture, genre, faith and ethnicity — all with an ease that must be heard to be believed.”

Jay Blakesberg in NPR

 

“Landfall is a beautiful and sublime work in both intent and depth of material. It uses seemingly simple, haunting sketches of instrumental poetry that explore a diverse palette of sounds and moods that gradually and minimally blossom both emotionally and harmonically over the course of 30 compositions. It's also an ambitious work that unifies these two distinct and towering avant-garde institutions, classical and ambient elements, acoustic and electric instruments into a singular statement.”

Nenad Georgievski in All About Jazz

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