Ferro Gaita

  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle

CV

Os Ferro Gaita são uma das maiores instituições musicais de Cabo Verde, verdadeiros embaixadores do funaná, músicos que pegaram numa tradição e resolutamente a mantiveram viva e vibrante. Da reunião da “gaita” com o ferrinho, devidamente condimentado com a bateria e o baixo, assiste-se a uma explosão do funaná que, liderado pelo grupo Ferro Gaita, atinge patamares de sucesso nunca antes alcançados. Os Ferro Gaita conquistam rapidamente um enorme sucesso e prestigiam a nova música de Cabo Verde nos circuitos internacionais.


Álbuns como Fundu Baxu, Rei di Tabanka ou Rei di Funaná estão recheados de verdadeiros standards para quem reconhece na música de Cabo Verde uma das mais ricas tradições do mundo. Música de festa, que apela à alma atlântica de um povo e que já valeu ao grupo muitas distinções oficiais, prémios e aplausos da crítica mundial. O espetáculo que agora apresentam viaja pelos êxitos da sua carreira, repleto de clássicos vibrantes e imparáveis no que toca à forma como contagiam o público que os ouve.

PRESS


“Com muito trabalho e dedicação, os Ferro Gaita encabeçam um grupo de músicos e artistas nacionais empenhados em levar aos quatro cantos do mundo a música tradicional de Cabo Verde. Fazem o seu trabalho com orgulho e conscientes que não é apenas alegria que dão a quem os ouve, mas que dão também cultura e que representam um país que neles se revê.”

In Nós Genti Cabo Verde


“Ferro Gaita é sinónimo de festa. Foi assim logo quando surgiu, pela primeira vez, há 18 anos, e é assim cada vez que o grupo se apresenta em palco.”

Nuno Pacheco in Ípsilon