Faiz Ali Faiz

  • YouTube - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

PAK

A morte de Nusrat Fateh Ali Khan deixou a música paquistanesa, em particular o qawwali, órfã… Ali Khan foi uma das primeiras grandes estrelas internacionais do fenómeno world music e ao mesmo tempo um dos grandes embaixadores do seu país pelo mundo fora. Foram necessário alguns anos para encontrar um artista com virtuosismo e liberdade suficientes para re-acender a chama que há muito se esperava. Esse momento chegou e a sucessão não podia estar melhor entregue: Faiz Ali Faiz é indiscutivelmente a grande nova voz de Qawwali!

 

Nascido em 1962 em Qawwal, Faiz Ali Faiz distingue-se por uma extraordinária voz, com um timbre e uma amplitude que lembram muito o seu ilustre predecessor. Faiz Ali Faiz é arrojado e procura constantemente desafiar a raiz tradicional da música do seu país, para surpreender o público e impor a sua vincada personalidade como solista. Ninguém resiste ao canto selvagem e indomável que, muitas vezes, parece ingovernável, de Faiz Ali Faiz. 

 

Um espectáculo de Faiz Ali Faiz é uma experiência única, um momento de enorme vibração, que nos pode transportar para instantes épicos dignos de uma sinfonia de Beethoven, ou para outros de adrenalina tal, que nos fazem lembrar um concerto de rock.

 

Em Portugal já marcou presença no Festival Sons Em Trânsito em 2005 e no Festival MED em 2011.

Dísponivel em 3 formatos:  banda completa (8 elementos), a solo, em duo com um músico de flamenco

PRESS

“This is what it says on the tin with performers at the top of their game. Spiritual qawwali marries surprisingly well with secular flamenco and both forms share a heightened passion and intensity, assisted by a stellar line-up from both sides of the spectrum.” 

Simon Broughton in Songlines

 

“One of the most respected singers of qawwali – the best known style of Sufi music, Faiz Ali Faiz ’s powerful vocals backed by chorus, tabla and percussion are as rhythmic, hypnotic and powerful as waves breaking on the shore.”

In Rhythm passport