É um facto! Os músicos que integram a Banda Monte Cara são os responsáveis pela popularização da música de Cabo Verde em Lisboa, e pelo sucesso de vários artistas cabo-verdianos em Portugal e no mundo. Em 1976, Bana abriu o Monte Cara, primeiro espaço dedicado à música de Cabo Verde em Portugal.
​
Neste processo, trouxe de Cabo Verde vários músicos, que apresentou ao mundo. Este espaço viria a ser a semente da cultura lusófona em Lisboa e em Portugal, ao tornar-se um ponto de encontro e de convivência musical entre artistas oriundos dos Palop e músicos portugueses.
​
Era frequente encontrar em confraternização musical Rui Veloso, Waldemar Bastos, Costa Neto, Mara Abrantes, Vitorino.
Re:Imaginar Monte Cara é o projeto que reagrupa os elementos residentes da Banda Monte Cara, que marcou não só um período da história da cidade mas também da música, ao ser igualmente compositores, produtores e instrumentistas em trabalhos das mais relevantes vozes da música africana em Portugal nas décadas de 70 e 80.
​
São eles:
Toy Vieira: direção musical, piano e sintentizador
Leonel Almeida: voz
Manuel Paris: baixo
Zé António: guitarra
Toy Paris: bateria.
​
Para marcar este reencontro, foi gravado um EP com cinco hits cabo-verdianos, temas anteriormente registados pela banda nos anos 80. Outros artistas foram convidados a integrar este rejuvenescer da Banda Monte Cara.
​
Assim, o EP conta com a participação de Tito Paris, Rui Veloso, Dany Silva e Dino Santiago. O espetáculo da Banda Monte Cara garante, como sempre foi o seu selo, elevada qualidade musical, e é recheado de momentos de alegria, festividade e grande empatia com o público. Ou não fossem eles quem, desde os anos 70, têm posto Portugal a dançar!